Wednesday, August 10, 2016

MUITO PRAZER...SOU TELEOPERADOR!

Olá meus querido!! Boa noite a todos!!! E como faz frio hoje em São Paulo!!

Você que está aqui em minha cidade SP/SP, sabe bem do que estou falando, noite muito fria....Pobres moradores de rua, então meus queridos, aproveitando o ensejo, doe um agasalho, cobertor ou até mesmo um cafezinho quentinho... vai aquecer a pessoa que esta ajudando e também o seu coração. #ficaadica!



Agora, vamos para mais um assunto nosso de cada dia e hoje, estou aqui para falar dos TELEOPERADORES ou os agentes de TELEMARKETING. Certamente vocês não sabem, mas passei muito tempo da minha vida nessa vida de CALL CENTER. Pois é meus queridos, eu também já fui teleoperadora! Iniciei minha vida em call center em 1996 e encerrei em 2016, como veem não faz muito tempo!...rss.  Desde o ano passado comecei a minha jornada de escritora e agora decidi seguir adiante nesta trajetória, difícil diga-se de passagem mas muito gratificante. Escrevi meu primeiro livro em 07/2015, e estou seguindo a passos singelos mas com muito afinco. E aproveitando mais uma vez, quem quiser conhecer o meu trabalho, é só clicar no link lá em cima no cabeçalho da minha página e terá acesso gratuito á leitura ou click aqui ( https://ler.amazon.com.br/kp/embed?asin=B01J2J4VI6&asin=B01J2J4VI6&preview=newtab&linkCode=kpe&ref_=cm_sw_r_kb_dp_YpLMxbW1SA60E&tag=annannacard-20), caso tenham interesse em comprar o livro, entre em https://www.clubedeautores.com.br/search?utf8=%E2%9C%93&where=books&what=anna+cardoso&sort=&topic_id=

Voltando ao que interessa...rss, decidi hoje falar um pouco do mundo que conheço muito bem. Como disse, eu fui teleoperadora e encerrei minha carreira como supervisora de call center. Nesse mundo amplo da tecnologia e venda, tem de tudo e é onde tudo pode acontecer. Há as mais variadas situações de clientes e funcionários. Presenciei histórias diversas e muitas engraçadas e outras nem tanto. É um mundo onde encontramos todo tipo de pessoa, agora estou falando de funcionários, porque de clientes todos nós somos e sabemos que a maioria são estressados e cheios de pressa, mas não são dos clientes que quero falar, mas sim dos teleoperadores.

Nesse mundo de call center fiz muitos amigos e já fui odiada por muitos...rss principalmente quando era a líder deles. Mas sempre respeitei muito essas pessoas, porque eram jovens entre 18 e 20 poucos anos e adultos até mais velhos do que eu que beiravam seus 50 e poucos. O interessante era que independente da idade, todos tinham um objetivo, trabalhar em determinada empresa e se tornar um líder, gerente ou coordenador, mas nem sempre o conseguiam. Isso porque o stress do trabalho diário que sofriam os deixavam muitas vezes desiludidos e desistiam.

Eu sempre disse nas empresas que trabalhei, que teleoperador tem prazo de validade. Eles não duram dentro de uma empresa mais que 1 ano, sempre estão em constante rotatividade, muitos já haviam passado por várias empresas e sempre que os entrevistava tinham o mesmo objetivo, chegar a ser líder ou alcançar um posto determinado de acordo com suas habilidades e formação. Mas também não posso generalizar, conheci muitos ex-teleoperadores meu, que se tornaram líderes (supervisores) e outros que chegaram a ser coordenadores e gerentes de departamento. A questão é, porque uns seguem o caminho e vão em direção a seus objetivos iniciais e outros desistem no meio do caminho e vão para uma próxima empresa? Sinceramente falando meus queridos, acredito que isso tem mais haver com personalidade do que com competência.

Eu obtive ótimos teleoperadores em minhas equipes que em determinado momento pediam demissão, ou estavam de saída porque conseguiram outra oportunidade com melhor remuneração.

Eu entendi durante esses anos, que para estas pessoas que veem em busca de um emprego de meio período na verdade estão em busca da oportunidade de se encontrar na vida profissional. Quando eu iniciei minha carreira profissional, este foi o meu primeiro trabalho e sei que para muitos esta é a oportunidade mais fácil de se entrar em uma empresa e aprender sobre a vida empresarial. Depois que a pessoa entende como tudo funciona, desde hierarquia e rotina, ela passa a analisar se realmente é isto que ela esta buscando para si. O mundo do call center é sem dúvida um trabalho que você ama ou odeia. Não há meio termo! O stress constante, a correria diária e a rotina, faz com que muitos busquem outras oportunidades, ou melhor, outro tipo de trabalho.

Nesse ramo de trabalho, muitas vezes procurado por jovens para primeiro emprego, se torna uma oportunidade ás vezes traumática. Eles entram acreditando que fazer atendimento é simples e depois se deparam com uma complexidade em lidar com pessoas que assusta, e após esta constatação eles se dão conta que estão no emprego errado, acabam frustrados e cometem muitos erros que conhecemos como MAL ATENDIMENTO. Ele começa a descontar sua raiva, seu descontentamento e até muitas vezes suas frustrações em não poder sair daquele emprego, devido a seus compromissos financeiros, pois muitos, que estão neste tipo de trabalho, pagam suas faculdades e outras coisas mais, não conseguem se libertar do teleatendimento e partem para uma trajetória de fim de carreira.

Outro ponto deste mundo rotativo, são os clientes que na verdade somos todos nós. Todo mundo aqui já entrou em contato em algum momento da vida com uma central de atendimento. Já vimos várias reportagens a respeito e mutas delas satirizando os atendentes. Uma grande falta de respeito com os profissionais. Nem todos fazem um mal atendimento, principalmente porque nem tudo esta nas mão do atendente resolver. Ele é apenas um veículo dentro da empresa onde o cliente inicialmente tem o seu primeiro contato. E sabemos que muitas vezes, é o próprio cliente que causa o mal atendimento. Porque ele já entra gritando, xingando e desrespeitando o ser humano que esta do outro lado  apenas fazendo o seu trabalho.

O call center se tornou o maior veículo de comunicação mundial entre empresas e clientes, porém infelizmente nem toda empresa esta preparada para tal tarefa, assim como nem todo funcionário esta preparado para realizá-la. Há empresas que o atendimento é de primeira, não só porque preparou seus funcionários para isso, mas sim, porque dá respaldo ao seus atendentes os tratam como devem ser. Como a menina dos olhos da empresa, seu trunfo para alcançar resultados e não o contrário. Um funcionário feliz e incentivado só pode trazer bons resultados! Uma empresa que investe no teleatendimento faz com que o operador se sinta motivado, valorizado e não mais um número!

Se vocês meus queridos, que já trabalharam ou trabalham nesta área, sabe do que eu estou falando. A rotatividade  é imensa, mas se você acredita que pode alcançar muito mais com seu trabalho, então o faça! Não deixe que a rotina, o stress e a gritaria do cliente faça com que você desista do seu objetivo. Se achar que a empresa não o está valorizando, então mude de empresa. Existem milhões de empresas boas que valorizam seus teleoperadores, porque querem bons resultados e elas sabem que vocês são o motor que impulsiona isso. Mantenham o seu valor, dominem o seu trabalho, faça com que enxerguem vocês como um prêmio dentro da empresa e não apenas como mais um.

Agora, se você já experimentou e mesmo assim ainda acredita que esta não é a sua praia, então meus queridos, procurem outro tipo de trabalho que tenha mais haver com você e seja feliz. Porque o que realmente importa nesta vida, não é o que você faz, mas sim o que se vive. Viva para ser feliz!!


Uma ótima noite a todos!! Fiquem com Deus!!

bjs.



No comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário para melhorar nossa interação